sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Google expande serviços de busca local

O objetivo é eliminar itens redundantes e consolidar informações relevantes. Alvos são as pequenas e médias empresas.

A Google reformulou o jeito de apresentar resultados de buscas locais. O objetivo é eliminar itens redundantes e consolidar o máximo de informações relevantes.
O sistema também foi rebatizado,  terá o nome de Place e estará localizado do lado esquerdo da interface de buscas.
De agora em diante, quando o internauta for procurar por serviços, como restaurantes, hotéis e escolas, verá um índice com o nome dos locais, os endereços, uma imagem reduzida, números de telefone e um ícone que demonstra sua localização no Google Maps. Caso existam comentários sobre os locais apontados no resultado, também haverá um link que conduz o internauta para sites de reviews (um segmento ainda carente no Brasil).
“Mais de 20% das buscas feitas no Google são dirigidas a determinados locais. Isso é um volume nada desprezível”, afirmou uma gerente de produtos do Google, Jackie Bavaro. “Estamos facilitando esse trabalho de localizar serviços em diferentes locais”.
Por anos, a Google disponibilizou um lugar na internet em que empresários pudessem exibir seus negócios. O nome desse diretório era Local Business Center e foi rebatizado para Places há alguns meses.
Para o analista da Sterling Market, Greg Sterling, isso é apenas uma ponta do iceberg da Google quando o assunto é busca local. “Isso é só o começo para a Google”, diz.
A nova modalidade da gigante das buscas deve incrementar ainda mais seu faturamento com publicidade. Dessa vez, até as numerosas empresas de pequeno e de médio porte devem ser atraídas para a rede de anunciantes da Google.


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/10/27/google-expande-servicos-de-busca-local/

Um comentário: